Sushi Vegano e Crudívoro

Quando minha família resolveu participar de um desafio de 7 dias de crudivorismo, fui proibido de cozinhar em casa para não tentar ninguém. Então, foram as filhas e a esposa que tomaram conta da cozinha durante aquela semana. Elas resolveram experimentar com o “arroz” de couve-flor e uma linda variedade de vegetais para fazer os sushis crudívoros e veganos.

SUSHI4

E mesmo sem estar participando do desafio crudívoro e adorando meus carboidratos cozidos… dei meu braço a torcer. O sushi ficou realmente delicioso, bonito, além de cheio de benefícios à saúde. Por ser um prato cru, todos os nutrientes dos vegetais são aproveitados integralmente. Outro ponto positivo desse sushi é que ele não pesa no estômago, ou seja, a digestão é mais fácil.

SUSHI5

Para o preparo do arroz de couve-flor, elas optaram por fazer a cocção química da couve-flor. Este é um processo pelo qual o alimento tem suas propriedades alteradas, pela reação de agentes químicos naturais. Em outras palavras, ocorre o cozimento do alimento não pela ação do calor, mas pela reação à presença de ingredientes ácidos. No caso, foi utilizado o sumo de limão. Na verdade, não é necessário fazer a cocção química da couve-flor, mas Maria, minha esposa, acha mais fácil de digeri-la assim. E dica, antes de preparar a base, já deixe todos os ingredientes do recheio prontos.

Sushi Vegano e Crudívoro
Serves 6
Um surpreendentemente delicioso sushi feito com alga nori, base de couve-flor, e recheio vegetariano.
Write a review
Print
Ingredientes da base
  1. 1 cabeça de couve-flor
  2. ¾ de xícara de amendoim cru moído
  3. 1 maçã pequena
  4. 2 cs de vinagre – de preferência, vinagre de arroz
  5. 1 cs de farinha de linhaça
Ingredientes para montagem
  1. 6 folhas de alga nori
  2. 3 tomates
  3. 2 pepinos
  4. 2 mangas
  5. 1 abacate
  6. 2 cenouras
  7. 2 pimentões
Preparo da base
  1. Coloque todos os ingredientes em um processador ou liquidificador de alta velocidade, até que esteja com uma consistência que dê para modelar.
Montagem do sushi
  1. Colocando a folha de alga nori com a parte brilhante para baixo, comece a montagem do sushi.
  2. Passe o “arroz” em aproximadamente 1/2 da folha, deixando um dedo sem arroz nas bordas.
  3. Coloque os vegetais em cima do “arroz” e enrole. Se preferir, pode usar uma esteira de bambu para enrolar o sushi, mas é possível fazer só com a mão.
  4. Para enrolar, é só usar os seus dedões para levar a ponta da alga, apertando levemente com os outros dedos para que o recheio fique no lugar.
  5. Ao finalizar, passe um pouco de água na ponta da folha de nori para que o rolo de sushi fique bem fechado.
  6. A água vai funcionar como uma cola. Utilizando uma faca bem afiada, corte em pedaços de largura de um dedo.
Notes
  1. Fique a vontade para mudar os ingredientes, utilizando os vegetais, legumes e frutas que mais gosta.
seuecochef http://www.seuecochef.com/

Experimente fazer em casa e me conta aqui, ou nas mídias sociais, o que você achou!

Compartilhe +saúde e +saborShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr