Bibimbap vegetariano: o “mexidão” coreano

Até esse ano, eu nunca tinha ouvido falar em Bibimbap. Quem me apresentou ao prato foi minha filha mais velha, que conheceu o tal do Bibimbap quando ainda comia carne. De culinária coreana eu não entendo muito, mas de mexidão sim! Então, decidimos recriar, juntos, o prato em uma versão vegana.

Para quem ainda tá perdido desde que leu o nome Bibimbap aí no título, vale uma explicação. O nome, em uma tradução literal, significa “arroz misturado”, e é um dos carros-chefes da culinária coreana. É também conhecido como risoto coreano. Originalmente, é preparado com arroz oriental, uma variedade de legumes, carne e ovo. Para a versão vegana, caprichamos nos legumes e adicionamos cogumelos.

b4

Uma dica: o principal ingrediente para o preparo do Bibimbap é a pimenta coreana Gochujang. É ela que confere o sabor característico ao prato. Fácil de encontrar em lojas de produtos orientais. Aqui no Rio de Janeiro, sei de duas lojas na Rua Marquês de Abrantes que possuem essa pimenta.

b7

A melhor parte do bibimbap é que você pode usar sua criatividade na hora da montagem. Qualquer vegetal vai bem nessa receita, mas lembre-se que um prato naturalmente colorido = mais saúde!

Então, separe um tempinho para a preparação dos legumes e mãos à massa!

Compartilhe +saúde e +saborShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on Tumblr